quarta-feira, junho 18, 2008

Pela transparência no lóbi europeu


A versão portuguesa da Acção Internet pela Transparência no Lóbi Europeu está disponível!

No fim da página http://www.alter-eu.org/pt/accao-internet-pela-transparencia-no-lobi-europeu
(ou http://tinyurl.com/6hennp) encontrará um formulário que lhe permite escrever uma carta ao Presidente da Comissão Europeia, Barroso, a pedir verdadeira transparência dos lobistas da U.E..

  • Sabe que hoje mais de 15.000 lobistas percorrem os corredores de poder em Bruxelas?

  • Sabe que não há regras que regulamentem as actividades deles?

  • Sabe que estes lobistas podem trabalhar em secretismo completo, influenciando decisões importantes que afectam a vida de todos os cidadãos europeus, incluindo você?

  • Pensa que isto é justo ou democrático?

À medida que Bruxelas assume cada vez mais poder sobre a nossa vida diária, nós sabemos cada vez menos sobre quem e o que realmente influencia os decisores na Europa. O lóbi em Bruxelas é secreto e não presta contas. Isto tem de mudar. Uma maneira de clarificar as actividades dos lobistas da U.E. é força-los a declarar quem lhes paga, quanto recebem e quais são as políticas e leis da U.E. que influenciam. Um simples registo destas informações, disponível ao público, contribuiria verdadeiramente para a abertura e responsabilização.

Pedimos que informe os meios de comunicação social ao seu alcance e que informe também os seus amigos sobre esta acção antes de 23 de Junho que é a data limite desta acção.
http://www.alter-eu.org/pt/forward/365

Por mais democracia na Comissão Europeia!

Sem comentários: