quinta-feira, junho 12, 2008

Crise dos combustíveis: aproveitar a oportunidade


Olá,

Já todos ouvimos falar e sentimos os efeitos dos aumentos dos combustíveis. E eis que surgiu algo que vem "complicar" a situação. Coloco complicar entre aspas, pois para mim não é um problema. Vejo antes como uma oportunidade. Falo da paralisação dos camionistas o que está a deixar os postos de abastecimento sem combustível.

Junto ao meu bairro, Moinho do Guizo, Amadora, existe um posto de combustível onde já não existe gasóleo. Sei que noutras bombas, um pouco por todo o país, está acontecer o mesmo.

Durante toda a manhã haviam filas de carros a tentar abastecer e muitas pessoas desesperadas à procura de gasóleo, depois de tentarem vários locais sem êxito.

Aproveitei esta oportunidade e fui distribuir folhetos sobre a utilização da bicicleta na cidade. Coloquei a minha bicicleta junto ao cruzamento do posto e afixei dois cartazes: "+ Barato" e "Combustíveis 0,00 €"

A reacção dos automobilistas foi muito boa. Vários disseram-me que vão tirar a bicicleta da garagem. A maioria sorriu, num gesto de grande simpatia e apoio. Entreguei folhetos a perto de uma centena de automobilistas e motociclistas.

Deixo este relato como sugestão. Organizem-se em pequenos grupos. Convidem um amigo. Também podem fazê-lo sozinhos. Aproveitem esta oportunidade única para sensibilizar outras pessoas. E se de repente, várias centenas de pessoas, um pouco por todo o país, começassem a fazer isto... Alguma coisa mudaria? Creio que sim. Por isso, espalhem sementes.

Um abraço,
Hugo Mora

Sem comentários: