quarta-feira, janeiro 09, 2008

CMP: a propósito da visita de George Bush a Israel e à Palestina


Declaração do Conselho Mundial da Paz (CMP)

Na ocasião da visita do presidente dos EUA, George Bush, a Israel e à Palestina.

O Conselho Mundial da Paz gostaria de expressar sua preocupação sincera a respeito da finalidade e do conteúdo da visita do presidente do Bush, dos EUA, ao Oriente Médio e, particularmente, a Israel e à Palestina, nos próximos dias.

Não existe praticamente nenhum outro caso na ONU tantas vezes tratado quanto a situação palestina e suas consequências. Durante décadas, o direito do povo palestino de ter um Estado independente foi negado, seja através da força ou da ocupação, ou ainda pela violação diária dos direitos humanos e das liberdades cometidas pela ocupação israelense. Todos neste planeta sabem que os governos israelenses e suas máquinas de guerra não seriam capazes de executar sua ocupação brutal sem todo o apoio e patrocínio do governo dos EUA.

Enquanto o lado palestino está sendo fortemente pressionado por mais e mais concessões, assentamentos israelenses na Cisjordânia estão aumentando ao longo da fronteira determinada pelo muro, dividindo e isolando grande parte das cidades e aldeias da Cisjordânia. Os EUA e seus aliados na Europa estão observando o lento genocídio do povo palestino com o seu silêncio criminoso.

O CMP não espera nada positivo da visita de G. Bush à região. O âmbito no qual uma solução pode e deverá ser encontra não é o único descrito na recente conferência de Anápolis. A única solução justa e viável pode ser encontrada apenas através da retirada das forças de ocupação israelenses dos territórios ocupados em 1967, tal como descrito nas relevantes resoluções das ONU, e o estabelecimento de um Estado Palestino independente, com Jerusalém Oriental como capital, ao lado de Israel.

Os planos estadunidenses para a região, a criação de um "Grande Oriente Médio", que visam o controle dos recursos energéticos e dos caminhos que dão acesso a eles, vão exatamente na direção contrária.

O CMP está unindo suas forças às forças progressistas e de esquerda de Israel, ao Movimento pela Paz de milhares de pessoas amantes da paz que irão se manifestar nesses dias, tanto em Israel como na Palestina, contra a presença do comandante das forças da guerra imperialista

A liberdade e a justiça na região só poderão ser alcançadas se houver liberdade e justiça para a Palestina.


07 de janeiro de 2008.
O Secretariado do CMP

Sem comentários: