quarta-feira, janeiro 09, 2008

Brasil: paz, soberania, desenvolvimento e justiça social


No próximo dia 26 de Janeiro, sábado, milhões de homens e mulheres somarão forças em todo o planeta no Dia de Mobilização e Acção Global contra o neoliberalismo, a guerra, o colonialismo, o racismo e o machismo que geram violência, exploração, exclusão, pobreza, fome, desastre ambiental e negação dos direitos humanos.

Mais do que nunca, temos a convicção de que a construção de um novo mundo não é apenas possível, como necessária para garantir a preservação do planeta e a própria existência da raça humana.

Integração latino-americana

No último período, assistimos a diversos ataques dos EUA e das oligarquias nacionais a iniciativas de carácter popular na América Latina, em especial na Bolívia e na Venezuela. São tentativas de impor uma integração baseada nos interesses do grande capital e de impedir qualquer esforço de superação do neoliberalismo, com graves ameaças à soberania desses países. A integração latino-americana deve ter como base os interesses dos nossos povos, assumindo um carácter anti-neoliberal, com o Estado retomando o seu papel de alavancar o desenvolvimento com justiça social. Nesse sentido, o dia de acção global é uma data de solidariedade com os movimentos populares desses países na sua agenda nacional, conformando uma grande unidade para romper com a política de devastação, privatização e pilhagem das nossas riquezas!

Na luta por um novo Brasil!

De Norte a Sul do país, levantamos a bandeira em defesa das reformas agrária, urbana, tributária, política e da educação como forma de democratizar o Estado e garantir melhores condições de vida à população.

Somos contra o corte de gastos públicos que afecta os investimentos sociais, e a favor da diminuição dos gastos com juros da dívida pública, que destina mais de 100 biliões de reais por ano para apenas 20 mil famílias. Defendemos reformas para estimular a produção nacional e combater a especulação e o poder das transnacionais, valorizar o trabalho, manter direitos e ampliar conquistas; dar acesso à moradia, transporte digno, saúde e saneamento básico; fortalecer a Previdência Pública, dando amparo à velhice e perspectivas à juventude; investir na formação e qualificação das novas gerações e no domínio das novas tecnologias.

Combatemos todas as formas de opressão e preconceito, na defesa da igualdade de género e étnico-racial, da liberdade de orientação sexual e de plenos direitos para pessoas com deficiência.

Lutamos pela democratização dos meios de comunicação, contra a manipulação da informação por interesses privados e pela garantia do direito à comunicação de toda a população. Para que o património do país sirva para o crescimento e o progresso do povo brasileiro, e na defesa da soberania do Brasil, lutamos pela imediata anulação do leilão de privatização da Companhia Vale do Rio Doce e exigimos o fim dos leilões das bacias de petróleo e gás.

Vamos às ruas dia 26, no Brasil e em todo o mundo, demonstrar o nosso compromisso com a Humanidade e a confiança no novo tempo que, com a nossa luta, vai surgir!

CUT – Central Única dos Trabalhadores

Sem comentários: