quinta-feira, novembro 01, 2007

Informação, arma contra a passividade


À medida que se aproxima a data fixada – 31 de Dezembro de 2007 - para o término das negociações entre a União Europeia e os países ACP (África, Caraíbas e Pacífico) sobre os Acordos de Parceria Económica (APE, EPA na terminologia anglófona), cresce a pressão da Comissão Europeia sobre os governos destes países para a aceitação dos termos dos Acordos.

Sempre temos defendido que as chamadas organizações da sociedade civil, o movimento associativo português, têm de acompanhar de forma empenhada estes processos negociais, reivindicando aos órgãos do poder uma participação activa na elaboração, adopção e avaliação das políticas que a todos nos comprometem nas relações entre a Europa e a África.

A biblioteca da sociofonia.org tem vindo a disponibilizar o acesso a documentos que versam esta temática, para que a falta de informação não seja o justificativo para a passividade.

Disponibilizámos agora o acesso a mais três textos:

Dot Keet é uma cidadã sul-africana nascida no Zimbábue e que esteve envolvida nas lutas de libertação dos povos de Angola e Moçambique. Nos anos 80 trabalhou na Europa (Londres) para os Serviços de Informação de Maputo. Nos últimos anos tem-se dedicado ao estudo dos APE e das suas consequências para as populações africanas. Colabora com várias organizações que intervêm sobre este tema. Presentemente é Senior Fellow no Centro de Estudos Sul-africanos da Universidade de Western Cape e é investigadora associada do Alternative Information and Development Center sediado na Cidade do Cabo.

Aproveitem.

Sem comentários: