domingo, agosto 19, 2007

Reunião define calendário de mobilização para o processo FSM 2008 e 2009 e grupos de trabalho

Comunicado para a imprensa sobre a reunião

Mais de 100 pessoas de diversas entidades dos países da Amazónia, do Conselho Internacional e Conselho Hemisférico do Fórum Social Mundial participaram nos dias 9 e 10 de Agosto da primeira reunião de preparação do FSM que será realizado em Janeiro de 2009 em Belém. A reunião teve duas agendas principais: a preparação da semana e do dia de mobilização e acção global (26 de Janeiro de 2008) e a discussão das primeiras iniciativas necessárias rumo à organização do evento de 2009.

Em relação à jornada de mobilizações, um dos resultados imediatos foi a elaboração de um calendário inicial que sistematiza a agenda de eventos e mobilizações realizadas pelas organizações, movimentos, redes que actuam na Amazónia. Esses eventos serão momentos em que os diversos actores e actrizes sociais divulgarão tanto o dia de mobilização e acção global quanto o Fórum Social Mundial na Amazónia. Na reunião também foram debatidas iniciativas diversas que poderão ser realizadas nessa jornada de lutas. Entre elas, foram citadas: caravanas de barcos, marchas, paradas, manifestações artístico culturais diversas (cinema, performances teatrais etc.).

Um grupo de trabalho amplo foi constituído na reunião para aprofundar a preparação dessas actividades de Janeiro de 2008 e também daquelas rumo ao FSM 2009 em Belém. Isto envolve, entre outros, o estímulo à formação de comités de mobilização estaduais para o FSM; pensar actividades de divulgação do processo FSM em toda a região amazónica e a organização das caravanas de participantes que virão de fora de Belém.

Conceito do FSM na Amazónia e relação com o FS Pan Amazónico

Na reunião, houve acordo que, num FSM na região da Amazónia, as lutas, campanhas, temas e questões que emergem do local deverão ser referência no evento e em seu processo de organização, bem como com a necessidade de se realizar um Fórum Social Pan Amazónico para evidenciar as temáticas amazónicas na agenda do FSM.

Ao mesmo tempo, destacou-se que, ainda que a base seja amazónica, o FSM deve ser global. Outros temas estratégicos surgirão em função da diversidade de países e fóruns locais, temáticos e regionais que existem nas diversas partes do mundo (África, Ásia, Europa, Leste Europeu, Oriente Médio, América Latina e América do Norte). Assim, os temas do FSM serão definidos de forma a convocar e estimular a discussão de todo o mundo, permitindo também o vínculo com as problemáticas da região amazónica.

Um segundo grupo de trabalho, de Metodologia/programa, foi criado para, a partir das propostas feitas durante a reunião, aprofundar o debate e elaborar até Outubro uma proposta de como fazer o vínculo entre esses os temas mundiais e os temas amazónico, bem como entre o FSM e o V Fórum Social Pan Amazónico. Houve acordo também de que o FSM na Amazónia não irá se restringir à perspectiva da discussão ambiental e de que ele deve ser o espaço onde, predominantemente, amazónidas falem da Amazónia para o mundo e não o contrário.

Além dos grupos de trabalho (GT) de mobilização e metodologia/programa, foram criados outros dois GT: sobre comunicação, informação e memória e outro sobre logística (infra-estrutura) e recursos para o FSM 2009. Todos os quatro GT criados se reunirão num seminário no final de Outubro, um pouco antes da reunião do Conselho Internacional do FSM, onde consolidarão o conjunto das propostas amazónidas sobre o FSM 2009 a serem apresentadas para os delegados e delegadas das mais de 150 entidades internacionais que compõem esse conselho.

Fonte: Escritório do Fórum Social Mundial

Sem comentários: