sexta-feira, fevereiro 23, 2007

Mobilização pela paz - Porto, 17/03/07

Porto, 6 de Fevereiro de 2007

Exmos(as). Senhores(as)

O mundo está mais perigoso!

A corrida ao armamento nuclear, apesar de todos os tratados de não-proliferação, está na ordem do dia. Por outro lado, as potências nucleares admitem explicitamente usar o seu arsenal atómico em caso de “necessidade”.

O armamento nuclear disponível neste momento no mundo dava para destruir várias vezes o planeta. Além disso, a sofisticação tecnológica permite criar artefactos nucleares do tamanho de uma pasta de executivo, mas com uma potência superior às bombas atómicas lançadas no Japão em 1945.

O risco de um cataclismo nuclear voltou aos níveis do tempo da guerra fria, como os próprios cientistas reconhecem (ver www.thebulletin.org).

Face a esta situação, um clamor popular começa a erguer-se na base social de todo o mundo e a tomar formas organizativas.

Nesse sentido, a associação “Acção Humanista – Cooperação e Desenvolvimento”, frente de acção social do Movimento Humanista, está a promover uma mobilização pela paz na cidade do Porto (Pr. D. João I), no próximo dia 17 de Março, pelas 17.30h.

Esta mobilização acontecerá em simultâneo com outras do género em muitas cidades europeias e do mundo.

Em todos os casos, além do mais, os participantes configurarão numa praça a forma de um símbolo alusivo à paz e à não-violência e farão um pedido público pelo desarmamento nuclear mundial.

Aspiramos a fazer no Porto o maior símbolo de paz de todas as mobilizações que se farão em simultâneo em todo o mundo, pelo que necessitamos de uma ampla participação de pessoas.

Por isso, queremos estender o convite a toda a população portuense, indivíduos e organizações, para tomarem parte neste evento pela paz e a não-violência, fazendo desta mobilização um marco do exercício da cidadania na história desta cidade.
Para tanto, contamos com a colaboração de V. Exas. na divulgação deste evento a todas as pessoas com quem têm contacto, explicando-lhes o sentido desta iniciativa e convidando-as a participar.

Caso pretendam algum esclarecimento adicional, disponibilizamos-nos desde já para o prestar pessoalmente no dia, hora e local que tiverem por conveniente. Em alternativa, sugerimos uma visita ao site www.movimentohumanista.com/paz2007.
Face ao exposto, ficamos a aguardar uma resposta positiva de V. Exas.

Com os melhores cumprimentos,

Luís Filipe Guerra

Sem comentários: