quinta-feira, fevereiro 15, 2007

Declaração dos movimentos sociais reunidos em Nairóbi

Aproveitando a realização do Fórum Social mundial em Nairóbi, entre 2.000 (segundo uns) a 2.500 (segundo outros) activistas vindos das cinco partes do mundo realizaram uma assembleia de movimentos sociais.

A reunião, que não estava programada, aconteceu num esforço de mobilização das associações mais empenhadas no processo dos FSM, confrontadas com situações que mereceram a sua contestação.

Estas diferenças de visão transparecem, aliás, na Declaração final da assembleia, quando são criticados os valores cobrados aos quenianos pela entrada no evento, valores estes que os impediam de participar, contrariando um dos objectivos centrais destes processos, o do envolvimento das populações do local onde os mesmos têm lugar (como tem acontecido em Porto Alegre e aconteceu em Mumbai).

A presença em força de instituições ligadas a igrejas, com práticas conservadoras e discriminatórias, foi também objecto de crítica, assim como os apoios recebidos de empresas que, como contrapartida, puderam utilizar o acontecimento com fins meramente comerciais.

O confronto de posições que aqui ocorreu não deixará de ter - esperamos nós - implicações na organização do próximo FSM, previsto para 2009.


Ler Declaração

Sem comentários: