sexta-feira, novembro 03, 2006

FSP's

Numa caixa de comentários aqui mais abaixo, alguém pergunta porque é que não falamos mais do FSP. Bem, respondo apenas por mim, mas a partir do momento que os partidos tomaram conta do processo, desinteressei-me completamente do Fórum Social. Para quem participou nos primeiros dois fóruns e foi às reuniões, e tinha o a azar de não ser simpatizante de nenhum partido, sabe do que estou a falar. Por mim, façam a festa, mandem os foguetes e apanhem as canas, mas não façam parecer o FSP aquilo que ele não é; o FSP foi em Lisboa porque o BE queria; o FSP foi em Almada porque o PCP queria; o FSP não aconteceu em 2004 porque não dava jeito na agenda dos partidos. Os palestrantes escolhidos eram maioritariamente pertencentes ao BE e ao PCP (de longe). Por isso, subscrevo as intenções internacionais do FSM mas não me revejo puto no FSP. E assim, tristemente, estúpidas guerras partidárias fizeram perder em Portugal uma oportunidade única; porque um genuíno FSP, sem manipulações patidárias, seria um espaço previligiado para todos aqueles que querem uma globalização solidária se encontrarem, discutir ideias, partilhar projectos, etc, etc, etc.

Sem comentários: