Dia 5 de Outubro
Às 11H - frente a ex-sede da PIDE/DGS na Rua António Maria Cardoso, em Lisboa.
Seguido de desfile até ao Largo do Chiado, onde decorrerá a sessão pública.
Somos Todos Arguidos!
João Almeida e Duran Clemente vão ser julgados no próximo dia 11 de Dezembro. O Ministério Público acusa-os de serem "co-autores materiais, na forma consumada, de um crime de desobediência qualificada", por "terem juntado um grupo de cerca de trinta pessoas na Rua António Maria Cardoso, no nº 30/36 89 [em Lisboa] onde protestavam contra a construção de um condomínio nas antigas instalações da PIDE". Foi há um ano, no dia 5 de Outubro.
De facto, éramos 30 ou 40 a manifestar, espontaneamente, sem convocatórias oficiais, apenas no exercício nobre da cidadania, o nosso protesto por se estar a trair a memória da resistência à ditadura do Estado Novo, ao apagá-la de um dos lugares mais sinistros da repressão fascista.
O Movimento Cívico Não Apaguem a Memória! vem, por isso, expressar publicamente a sua mais profunda indignação por tal acusação, que não só carece de fundamento, já que se trata de um protesto de um grupo de cidadãos que, ao abrigo da sua mais elementar liberdade de deslocação, exerceu o seu direito de liberdade de expressão, mas que se revela, ainda, estranhamente discriminatória uma vez que todos os cidadãos presentes participaram do mesmo protesto e apenas dois foram acusados.
Sem comentários:
Enviar um comentário