sábado, agosto 19, 2006

Conferência Alemã de Economia Solidária

Berlim, 24 a 26 de Novembro de 2006

Subordinado ao tema «Como queremos produzir e viver ? A economia solidária num capitalismo global», vai-se realizar entre 24 e 26 de Novembro, na Universidade Técnica de Berlim, um Primeiro Encontro Nacional (com participação internacional).

O movimento de economia solidária cresceu a nível mundial. Mas é ainda pouco (re) conhecido na Alemanha, mesmo tendo em conta a existência de um sector emergente de actividades de economia solidária: antigas e novas formas cooperativas, organismos caritativos, empresas sociais e solidárias, empresas auto-geridas e alternativas, iniciativas colectivas de alojamento, sistemas de trocas locais, comércio justo, instituições financeiras solidárias, produção - consumo e outras iniciativas rurais, empresas de inserção e outras formas de iniciativas de economia solidária dirigidas ou conduzidas por desempregados, mulheres, minorias étnicas e outras pessoas desfavorecidas social ou economicamente.

Mesmo se considerarmos que o sector emprega cerca de 2 milhões de pessoas na Alemanha, não tem visibilidade por si próprio, já que está dividido em milhares de abordagens que se conhecem mal entre elas. O Encontro vai reunir os diversos actores para que troquem experiências e discutam os conceitos teóricos, as práticas inerentes e as estratégias. Para além disso, o Encontro vai estabelecer pontes entre iniciativas de cariz económico e actores politicamente mais orientados para os movimentos sociais. É chegado o momento de trabalhar em conjunto para uma economia diferente, com valores democráticos, sociais e ecológicos, a fim de produzir bens e serviços socialmente úteis e dirigidos ao bem comum, num ambiente de capacitação, de
paz e de justiça sociais. Para atingir este objectivo, o Encontro desenvolverá espaços de trocas de experiências, de discussão viva e de aprendizagem mútua, envolvendo experiências vindas de África, da Ásia, da América Latina e do Norte, da Europa do Leste e Ocidental.

O Programa está construído em torno de 9 Fóruns, com sessões plenárias e oficinas:

1. Boas práticas de economia solidária : espaço de apresentação e de trocas de experiências práticas;
2. A economia solidária na educação e na formação, na ciência e na pesquisa;
3. A economia solidária e o neo-liberalismo:
- Empregos precários, individualismo e declínio social;
- Privatização dos serviços públicos;
- Dualidade do conceito de entreajuda;
- Estratégias para um rendimento de base;
4. Perspectivas, oportunidades e constrangimentos da economia solidária no contexto da globalização;
5. Estilo de vida e economia solidária - a perspectiva individual;
6. A quem pertence o mundo ? - O papel da propriedade colectiva na economia solidária;
7. A economia solidária - um movimento mundial : experiências internacionais e ooperações;
8. Trabalhar de uma forma diferente - instrumentos práticos para as empresas de economia solidária;
9. Enquadramento político e estruturas de suporte necessárias para a economia solidária.

Nota: A expressão « economia solidária » é utilizada como sinónimo de expressões como economia social, economia comunitária, terceiro sector, economia popular, desenvolvimento centrado nas pessoas, etc.


Contacto: Dagmar Embshoff,
E-mail: info@solidarische-oekonomie.de,
Site: www.solidarische-oekonomie.de

Sem comentários: