quarta-feira, janeiro 11, 2006

Outros tempos?

Entre uns velhos livros que encontrei em casa da minha Avó achei um fundo de página de jornal: o alvo foi com certeza uma receita de massa para tortas (Para as Queridas Leitoras, uma receita da Amiga Brasileira!), mas uma míriade de notícias ganhou eternidade naquele pedaço. Não existe identificação do jornal, mas tenho ideia que o meu Avô lia o Comércio do Porto, e como num artigo alguém se queixa do absurdo de no Bolhão um molho de nabiças frescas estar a $50 (centavos, não é dólares...), é possivel que seja esse. Tão pouco existe alguma data, mas aparece uma notícia sobre a possibilidade da URSS possuir a Bomba de Hidrogénio: o citado Malenkov foi primeiro-ministro nos princípios da década de 50 do século passado, pelo que andará por aí.

A imagem que se segue está nas costas da receita. E tem dois anúncios curiosos. Bom, curiosos para quem não era vivo naquele tempo, bem entendido...

Image hosted by Photobucket.com
À direita, o anúncio da alteração do cartel de uma Corrida de Toiros na Póvoa de Varzim porque um toureiro espanhol não conseguiu visto de saída; isto acontecia nos tempos em que os ídolos dos portugueses eram toureiros como Manuel dos Santos. E à esquerda um anúncio ao Viagra dos idos anos 50: afinal ele sempre existiu, e sem papas na língua!

Outras notícias neste pedacinho caído do século passado: a estiagem que está a dar cabo da agricultura, uma seca nunca vista (curioso como temos tantas secas e nunca ninguém as parece ter visto), um anúncio da Husqvarna “Aproveite as suas férias para mandar limpar o seu fogão”, a notícia de que a Senhora Rosa Teixeira, do Candal, “caiu com uma garrafa” e foi socorrida pela Cruz Vermelha, etc.

mpf

Sem comentários: