sexta-feira, janeiro 27, 2006

Má Sorte, Boa Morte

Eutanásia nasceu etimologicamente de eu, quem em grego significa boa, e de tanatos, que significa morte; hoje em dia a palavra é usada para designar o acto intencional pelo qual um médico ajuda alguém doente a morrer.

Na terça-feira morreu Ann Turner, uma médica inglesa a quem foi diagnosticada uma doença degenerativa: após muito sofrimento e enquanto ainda conseguia andar, viajou com a família para a Suiça, onde colocou fim à vida com assistência médica. Na Suiça, ajudar a morrer alguém que se encontra numa condição terminal e que em seu livre juízo pretende pôr fim à vida, é considerado um acto humanitário. Também a Holanda despenalizou a eutanásia para adultos em 2003. Sem irem tão longe legalmente (e poupando-se à confusão...), a Bélgica permite desde o ano passado a venda em farmácias de kits para praticar o suicídio assistido (estes kits só podem ser adquiridos por médicos), enquanto a França fecha os olhos a alguns casos. Mas na maioria da Europa, a eutanásia continua a ser crime. .
..
A Federação de Associações pelo Direito a Morrer reune, desde 1980, associações (de 23 países) que promovem o direito do paciente à escolha no fim da vida (your life, your choice). O Testamento em Vida (Living Will) é um exemplo duma opção legal que em alguns países (incluindo Portugal) procura tornear a ilegalidade da eutanásia: este testamento determina antecipadamente o tipo de tratamento médico que uma pessoa quer (ou não...) receber, mesmo que na hora já não esteja capacitada para o declarar. Alguns médicos, contudo, reservam-se o direito de decidir sobre o destino dum paciente independentemente da sua opinião, mesmo que legalmente registada.

Em Inglaterra 82% das pessoas consideram inaceitável que alguém em estado terminal não possa pedir ajuda médica para morrer com dignidade, estando neste momento em discussão no parlamento inglês uma lei sobre a morte assistida. Em Junho de 2005 a British Medical Association, principal organização médica inglesa, retirou a sua - até aqui feroz - oposição à nova Lei, declarando neutralidade perante uma matéria sobre a qual considera dever ser a sociedade a decidir. Também o parlamento espanhol adiou pronunciar-se sobre uma proposta de lei semelhante em Junho de 2004, alegando que a questão não tinha sido bem debatida pela sociedade espanhola.

Nesta como em muitas outras questões que mexem com o resto do mundo, a sociedade portuguesa é omissa...
.
mpf

Sem comentários: