terça-feira, novembro 22, 2005

Tortura nas prisões

Afinal o drama que cresceu à volta das imagens de tortura gravadas na prisão de Abu Ghraib não passou de uma farsa. Farsa, o drama dos políticos americanos horrorizados com a ideia de que jovens militares americanos pudessem agir como bestas. Porque as torturas eram verdadeiras. Verdadeiras e expectáveis, uma vez que são prática corrente... em prisões americanas e com detidos americanos. É um país de loucos, aquele.

Parece que estas operações “de força” são permitidas pelos regulamentos das prisões. Que, contudo, impõem que todas elas sejam filmadas... para evitar o uso da força e salvaguardar os detidos. Isto é espantoso, uma vez que as filmagens agora reunidas por uma equipa do Canal 4 da BBC mostram justamente o uso excessivo da força e a humilhação constante dos detidos (no Texas, Utah, Florida, Arizona, etc). Os militares americanos no Iraque limitaram-se, portanto, a adoptar as práticas internas. Foram depois crucificados pela honra da América que não peca.

E os ingleses que também foram apanhados no acto em Bagdad? Terão aprendido com os coleguinhas americanos, ou nalguma prisão inglesa?... Onde fica a moral ocidental depois disto?
mpf

Sem comentários: