segunda-feira, novembro 28, 2005

O Blog que faltava

Nesta época de gripes, dores de garganta e o diabo a sete, este é o blog milagreiro que sem dúvida fazia muita falta:

Remédios Caseiros

Podem encontrar curas naturais para a maioria das maleitas que nos podem atingir, como problemas gastro-intestinais, pedra na vesícula, dor de dentes, abcessos, diabetes, inflamações dos olhos, miopia, asma e alergias, psoríase, quistos, gripes e constipações; podem ainda ficar a conhecer todas as propriedades de uma planta tão comum como o alecrim:

O Alecrim!

Todos sabem usar ginseng; para que serve o ginseng; as inúmeras vantagens do ginseng.
O que muita gente não saberá, por certo, é que o Alecrim faz exactamente os mesmos efeitos, com inúmeras vantagens, a começar pelas vantagens económicas:
- Um pacote de ginseng, para chá, custa cerca de 5 euros; um pacote de alecrim custa menos de um euro e rende, pelo menos, quatro ou cinco vezes mais.

Tal como o ginseng, o alecrim também faz aumentar a tensão arterial (embora sejam mais frequentes os casos de taquicardia relacionados com o ginseng).

O Alecrim tem aplicações muito vastas, que vão desde as afecções dos rins, calculoses, vómitos, indigestões, vertigens e tonturas, reumatismo, diarreia e epilepsia;
É anti-séptico; usa-se, em lavagens, para problemas de pele (juntamente com outras plantas) e usa-se também, juntamente com a salva, para combater a caspa;
Tal como o ginseng, é estimulante, favorece a actividade mental (memória), tónico cardíaco, mas também se usa para os nervos.




Curiosamente, o alecrim é uma planta associada ao natal; reza a lenda que as flores azuladas do alecrim adquiriram esta cor em homenagem à virgem Maria. Por isso, neste natal, em vez de andarem por aí a destruir espécies protegidas como o azevinho e a gilbardeira, utilizem alecrim, que tem tanto ou mais valor simbólico e não está em perigo de extinção. Para acabar, a sua fama como planta-da-memória fez com que seja utilizada em funerais (para que nunca esqueçamos a pessoa que morreu) e casamentos (para que nunca esqueçamos os votos que fizemos), e está por isso associada à fidelidade e à amizade.

Sem comentários: