E ele há a resposta tradicional, que afirma que a biodiversidade inclui os organismos que capturam e transformam energia e materiais, produzindo alimentos, combustível, fibras, medicamentos; reciclam desperdícios, purificam a água e o ar, geram a fertilidade do solo. A biodiversidade é ainda a fonte de todas as plantas e animais domésticos.
Mas depois podemos fazer a pergunta interessante, aquela que é realmente pertinente: Porque é que existe biodiversidade?
E a resposta é simples: por um lado, existe como o somatório de milhões de espécies, onde cada espécie é a resposta da natureza a um problema concreto (a colonização de uma falésia, a sobrevivência em fontes hidrotermais); por outro, existe como capital de mudança - só uma elevada biodiversidade permite a sobrevivência de algumas espécies às constantes mudanças climáticas e continentais que experimenta o planeta (como por exemplo neste momento). Neste sentido, a biodiversidade é a única garantia de futuro para a Terra.
E finalmente, imaginem uma terra com apenas 100 espécies.... Não seria um lugar muito interessante, nem sequer para sobreviver: comer todos os dias a mesma coisa, ter como paisagem uma única côr, vestirmo-nos com a mesma fibra manhosa, cheirar o mesmo odor constantemente, etc. Nós somos o resultado da imensa biodiversidade do planeta, e sem ela, nunca sobreviveremos!
Sem comentários:
Enviar um comentário