segunda-feira, julho 04, 2005

Alberto João no seu melhor

"Estão aí uns chineses? é mesmo bom para eles ouvirem porque é que eu não os quero aqui"
Alberto João, na Madeira

O nosso presidente, já reagiu, mas como disse o jornalista da Antena 1, de forma titubiante (é assim que se escreve? - gracias maker). Tipo, "pois, eu não estou a comentar o que o Alberto João disse, mas de uma forma geral, tudo o que digamos que possa ser interpretrado por terceiros como xenófobo e racista deve ser evitado", e repetiu isto umas 4 vezes, com várias ordens e muito gaguejo e muitos suponhamos que.

Interpretado? o que é que há para interpretar nos ditos alarves (gritados) e nas enormidades cuspidas (em voz baixa)?
Primeiro, Alberto João afirmou que "Os Indianos e os Chineses e os de Leste andam a invadir tudo, fazendo concorrência aos Portugueses" (aos gritos), depois ainda acrescentou em jeito de graçola privada "Está-me a fazer sinal para quê? Estão aí uns chineses? é mesmo bom para eles ouvirem porque é que eu não os quero aqui" (aos sussurros)

Será que os terceiros, esse malandros, vão vilipendiar e deturpar os ditos do cacique da Madeira? tipo, que ele disse que não queria os chineses por ali porque fazem concorrência aos Portugueses? [grandes salafrários, onde já se viu, nesta era globalizante uns mânfios que ainda há pouco eram uns comunas do piorio vêem agora invadir o mercado com produtos ao preço da uva mijona?].

Isto é a primeira vez que ouço uma reacção racista por motivos economicistas. Ou seja, os chineses, indianos e europeus de leste são beras mas não é por causa da sua côr, credo ou falta de qualquer extremidade funcional nos membros anteriores. São maus como às cobras por que nos fazem concorrência, assim sem mais nem menos. Mas então esses famigerados do 3º mundo ainda não perceberam que isto das regras do mercado só se aplica à malta civilizada? o Alberto diz aquilo que na prática a Europa e os EUA fazem através do proteccionismo a tudo o que produzem. Tá bem, de uma forma alarve e tal, mas na prática, o resultado é o mesmo...

Sem comentários: