quarta-feira, junho 08, 2005

A onda, a comissão e as "unidades de saúde familiar"

Decreto-Lei n.º 88/2005
de 3 de Junho


O Programa do XVII Governo Constitucional para a saúde atribui uma particular relevância à reestruturação dos centros de saúde, pela proximidade ao cidadão e pelo contributo que dão à melhoria dos níveis de vida dos Portugueses. Por outro lado, o Programa aponta para um esforço acentuado nos «ganhos em saúde», que passam pela concretização de uma série de medidas, nomeadamente pela criação de unidades de saúde familiar. (...)

Artigo 3.º
Pessoal
1 - O pessoal dirigente que, à data da entrada em vigor deste diploma, exerce funções ao abrigo do decreto-Lei n.º 60/2003, de 1 de Abril, mantém, durante o período das actuais comissões de serviço, todas as condições de exercício profissional e regalias remuneratórias que lhe foram por aquele concedidas.


É preciso dizer que estes artistas tomaram posse destes lugares, criados pela anterior maioria de direita, há dois ou três meses. Vão portanto, ficar a mamar à nossa conta, durante os três anos que durarian as suas comissões....sem fazerem NADA!
É mais uma ajudinha ao esforço patriótico

Fonte - mail que anda por aí

Entretanto, nos mesmo centros de saúde, não há sequer ar condicionado, nem mesmo um ventilador. Claro que não estamos numa onda de calor (até aqui há burocracia - só há onda quando a temperatura é superior em 5º à media das máximas para esse periodo, por pelo menos 6 dias consecutivos), mas no serviço de pediatria de um centro de saúde bébés de 2 e 4 meses esperarem uma hora a temperaturas de mais de 30º (na sala de espera), é no mínimo pouco saudável. Bastava o ordenado de um desses artistas para dotar um centro de saúde de ar condicionado, ou pelo menos o serviço de pediatria...

Sinceramente, *uta que os pariu! eles deviam era vir com os filhos recém-nascidos às "unidades de saúde familiar" para ver se de uma vez por todas percebem o que é que é a "coisa pública", quais os seus problemas e quais as verdadeiras prioridades. Mas claro que a ganhar 3 anos sem fazer um corno, de certeza que nunca puseram os butes num centro de saúde. E claro que 3 anos de dedicação destes artistas à coisa publica (mesmo sem fazer nenhum) é dinheiro muito mais bem gasto do que andar aqui a melhorar as condições de vida das gerações mais novas.

É verdade, apesar de em Lisboa já não estar assim tanto calor, no interior, continuamos na crista da onda, com 38º à sombra cá mais para o norte (Santarém chegou aos 41º).

Sem comentários: