sexta-feira, maio 13, 2005

CACAU DEMASIADO AMARGO



Coimbra assinala o Dia Mundial do Comércio Justo participando numa campanha internacional contra a exploração do trabalho infantil nas plantações de cacau africanas. Na loja LatitudeZero (C.C. Avenida) decorrerá um abaixo-assinado e degustação de produtos com cacau.

Por todo o país, outras organizações de comércio justo assinalam a data e participam nesta campanha, que decorrerá até 2007. O objectivo principal é sensibilizar os consumidores e as autoridades locais em particular para uma dura realidade: o cacau que nos adoça a boca tem o travo amargo da miséria. Nesse sentido, a recolha de assinaturas será de seguida remetida ao presidente da Câmara Municipal de Coimbra para que a autarquia procure informar-se sobre as condições em que são produzidos os artigos que consome.

Empresas ricas pagam cada vez menos aos trabalhadores nos campos africanos de cacau, onde militam milhares de crianças. O compromisso da indústria para inverter a situação até Junho de 2005 não produziu resultados significativos. (Leia mais)

> Dia Mundial do Comércio Justo
> “Pelo Direito a Uma Infância”
> “Pelo Direito a Uma Infância” (Europa)
> Cacau: Relatório “A History of Exploitation”
> Cacau: Relatório “Impact on Child Labour in the Cocoa Industry”
> Comércio Justo


Contactos LatitudeZero/Planeta Sul:
mail@latitude0.net ; 917 960 114 (Vitor Simões)

Sem comentários: