quarta-feira, janeiro 19, 2005

Forma-se a V ciranda

O ano de 2005 promete ser um período de busca intensa de experiências e modos de comunicação que driblem o controle dos meios e da informação pelos conglomerados corporativos de midia e poderes imperiais os manipulam. Será, provavelmente, um ano em que as experiências de comunicação compartilhada, como as que serão realizadas no V Fórum Social Mundial, entre 25 e 31 de Janeiro, em Porto Alegre, confirmarão seu papel na construção de alternativas à concentração dos meios.

Já é possível antever um ano de resistência aos projetos de controle ainda maior de tecnologias, informações, negócios, mercadorias e fronteiras. Durantes os pŕoximos meses, sociedades e governos estarão na mira dos grandes conglomerados de Tecnologia da Informação que enxergam o planeta como um só mercado, onde é possível controlar tudo isso e também as pessoas: por onde circulam, o que fazem, como pensam. Um grande palco para esses conglomerados e seus parceiros governamentais se arma nos preparativos da Cúpula Mundial da Sociedade da Informação, na Tunisia.

2005 também será o ano de disputas em torno da distribuição de informação e entretenimento audiovisuais, com políticas de comércio internacional para cinema, radio e TV. Os governos serão novamente disputados pelas garras da OMC - Organização do Livre Comércio, desta vez de olho no controle de seus mercados para o audiovisual, entre outras áreas relacionadas à comunicação e à cultura.

Leia o artigo completo em Outras Palavras

Sem comentários: