terça-feira, dezembro 14, 2004

Coentros

Coriandrum sativum

Os coentros são bons para muita coisa:


Imagem repescada no Outsider

Intestinos – Muito útil para expulsar gases do aparelho digestivo, evitando flatulências e aerofagia. Para isso, basta preparar uma infusão com meia colher de chá cheia de sementes. Em caso de Aerofagia, tomar uma pequena chávena depois das refeições. Para expulsar as flatulências, pode-se fazer uma infusão de coentros (semente) e funcho. Mesmo que não funcione a 100%, pelo menos os gases devem ficar a cheirar melhor...

Estômago – Para facilitar a digestão, exerce uma função tónica estomacal, digestiva e tranquilizante, evitando espasmos e dispepsia. Basta para isso utilizar as mesmas mezinhas que se preparam para os intestinos. Tem ainda a vantagem de ser estimulante, combatendo eficazmente a falta de fome (fixe contra a anorexia). Neste ultimo caso, tomar a infusão antes das refeições.

Mau hálito – mastigar umas sementes de coentros durante uma hora; estratagema muito utilizado na Índia, onde no fim das refeições, em vez do Luso palito, trazem uma tacinha de sementes de coentros.

É ainda bom contra a insuficiência hepática, bom para o aparelho respiratório, tanto como expectorante (para expulsar as mucosidades) como no combate à gripe, e muito bom depurativo, eficaz no combate ao colesterol, na prevenção de tumores, nomeadamente o cancro de cólon (propriedades anti-bacterianas que impedem as putrefacções intestinais) e o do estômago.

Atenção, estamos a falar das sementes de coentros, não das folhas. Boas infusões, mezinhas, tisanas e macerações; viva os coentros!

PS - claro que depois ele há a gastronomia, sendo bom com Borrego, Cação, Dourada, frango, etc. atenção, desta vez estou a falar das folhas; as sementes também são boas, mas com moderação.

2 comentários:

Anónimo disse...

Desculpe a intromissão, mas andava à procura de imagens de coentro no google e vim aqui parar. Achei o post tão completo e explícito que, se não se importar, irei publicálo no meu blog, dando-lhe obviamente (e até porque plágio é crime) os devidos créditos.
Se houver algum problema, queira por favor contactar-me para Estou_Estupefacta@sapo.pt

Fátima Araújo

Antonio disse...

Embora eu não seja o Paulo nem tenha procuração, julgo que ele ficará contente por ver que a sua mensagem cumpre uma missão social útil.

As posturas éticas correctas não deveriam ser objecto de agradecimento mas como são cada vez mais raras na sociedade que temos vindo a construir que não resisto à tentação de lhe agradecer os "créditos" ...