quinta-feira, novembro 04, 2004

FSM 2005 é mesmo em Porto Alegre



Nota de esclarecimento: O FSM 2005 acontecerá em Porto Alegre

A Secretaria do Conselho Internacional do Fórum Social Mundial (FSM) e o Comitê Organizador da 5ª edição do evento reafirmam: o próximo encontro dos que lutam por um mundo novo – e o constroem na prática – ocorrerá em Porto Alegre, entre 26 e 31 de janeiro de 2005.

A marca de independência que o FSM conseguiu consolidar é uma das razões de seu êxito. Apenas quatro anos se passaram desde a primeira edição em Porto Alegre e os Fóruns Sociais já são uma novidade política que se espalhou pelo mundo. Além dos encontros mundiais, há Fóruns continentais, temáticos, nacionais, regionais e locais. Centenas de milhares de pessoas sentem-se atraídas por esses eventos, precisamente porque neles não há instrumentalização política. Compartilham-se múltiplas campanhas, lutas, projectos e sonhos de uma sociedade nova possível – e nenhum deles se sobrepõe aos demais. A partir de 2005, uma nova metodologia estimulará ainda mais as convergências e acções comuns, mas a adesão a elas será sempre voluntária. Este novo horizonte para actuação política – que afirma o direito das sociedades a construir o seu futuro – contrasta com o desgaste das instituições tradicionais, vistas cada vez mais como pouco democráticas, submetidas aos mercados financeiros e impermeáveis à opinião dos cidadãos.

A realização de três Fóruns Sociais Mundiais em Porto Alegre tornou-se possível pelo facto de a cidade se ter transformado numa referência concreta de mundo novo. Ao longo de décadas, as lutas sociais moldaram uma sociedade civil crítica, organizada, consciente de seus direitos, disposta a conquistá-los na prática. Além disso, o FSM contou com a hospitalidade calorosa da população, o entusiasmo e o apoio material da Prefeitura e do governo do Estado.

A eleição de outros governantes não apaga esta tradição de lutas, nem altera a relação do Fórum Social Mundial com a cidade. Esperamos dos eleitos a manutenção dos compromissos assumidos. Ao escolher Porto Alegre como sede do FSM 2005, há quase dois anos, o Conselho Internacional confirmou sua relação fraterna com a capital gaúcha, onde o Fórum Social Mundial nasceu. O local das edições futuras do Fórum será definido – sempre sem interferência de partidos ou governos – também pelo Conselho Internacional, que se encontrará em janeiro em Porto Alegre. Um de seus objectivos permanentes é a internacionalização do FSM, já tendo sido decidido que o encontro de 2007 ocorrerá num país africano. Em menos de três meses, o grande encontro mundial das alternativas estará novamente reunido, às margens do Guaíba.

São Paulo, 3 de novembro de 2004

Página do FSM

Sem comentários: