quinta-feira, setembro 16, 2004

Gaiteiros

4º Encontro Nacional de Gaiteiros
O Encontro de todos os Gaiteiros
Fundão - 18 e 19 de Setembro de 2004



Distribuição da Gaita de fole em Portugal: a azul, a Gaita Transmontana; a verde a Gaita de fole "normal".

Eles vêm aí - os Gaiteiros.
Durante muitos séculos, a gaita-de-fole foi um instrumento extremamente popular em Portugal. Durante os últimos 50 anos, muitos foram os gaiteiros que mantiveram a música viva, apesar de todas as dificuldades.
Nos dias 18 e 19 de Setembro de 2004, irá decorrer a Quarta Edição do Encontro Nacional de Gaiteiros, (inserido no festival Caminhos da Transumância) e organizado pela Associação Gaita de Foles, com o apoio da Câmara Municipal do Fundão; um evento único que acolhe as várias gerações de gaiteiros de todo o país, do Minho, Trás-os-Montes, Coimbra, Litoral centro, Estremadura e Península de Setúbal, para um fim-de-semana de música, convívio, descoberta, aprendizagem, e muito mais. O tema forte deste ano são os instrumentos do Ciclo Pastoril - onde se insere, claro, a Gaita-de-fole.


Gaita-de-foles?

É comum, ainda hoje, que as pessoas associem imediatamente "gaita-de-foles", com a Escócia.
Na verdade, a gaita-de-fole é um instrumento com muitas variantes em todo o mundo, que não se resume apenas à gaita escocesa, tal como é popularizada nos meios de comunicação. Em toda a Europa podem encontrar-se instrumentos desse género, com muitas afinações, formatos e modos de tocar, muito diferentes entre si - e que no entanto, pertencem à mesma família de instrumentos musicais: as gaitas-de-fole.
Em todo o mundo há centenas ou mesmo milhares de tipos diferentes: na França, Alemanha, Espanha (na Galiza, Catalunha, Astúrias, Aragão, etc) Reino Unido, nos países do Leste da Europa, também na Túnisia e Argélia, ou no Sul da Itália, na República Checa ou na Suécia, para citar apenas alguns exemplos. Em Portugal, também existem instrumentos do mesmo género, e com formas bem portuguesas, únicas em todo o mundo.


Mais informação na Gaitafoles.

Sem comentários: