quinta-feira, setembro 02, 2004

FSM dá lugar à cultura

Cultura, ponto forte em 2005

Em dois dias de debate, 25 e 26 de agosto, no Sesc Vila Mariana, o Comité Organizador Brasileiro (COB) realizou um Seminário Internacional de Cultura. Em pauta, a preocupação em garantir que o tema ocupe um espaço fundamental no V Fórum Social Mundial. "Não podemos garantir a centralidade da cultura no FSM. Para que isto aconteça é necessário que exista necessidade social real em relação ao debate a à prática cultural", afirma o professor de cinema Fernando Kinas, integrante do Grupo de Trabalho de Cultura (leia aqui a entrevista). "Mas podemos contribuir para que em todos os momentos do fórum (fóruns regionais, encontros de mobilização etc.), a questão cultural seja objecto de debate e preocupação".

Kinas ressaltou que o FSM 2005 não tentará transpor artificalmente para o Brasil o que ocorreu na Índia – onde fortes manifestações culturais marcaram o IV FSM. "Porto Alegre não será uma cópia de Mumbai, simplesmente porque as situações políticas, económicas, religiosas e também culturais!) são muito diferentes. No entanto, podemos definir algumas políticas activas, para divulgar amplamente as informações e estimular a participação de grupos, redes, ong´s envolvidos com a cultura".

Programação das actividades

A ideia é aumentar a visibilidade e popularização do FSM, também através das actividades culturais. Para a participação de artistas, no entanto, ainda serão definidos os critérios para inscrição de actividades – que devem ser divulgados em Setembro.

Outra iniciativa decidida durante o Seminário é a de programar artistas e grupos do país e do exterior, para garantir a diversidade de apresentações durante o FSM. E também para formar uma rede de organizações interessadas em participar na área cultural do Processo FSM. A programação também irá mobilizar a representação de culturas específicas, como a indígena e negra.

Sem comentários: