terça-feira, setembro 14, 2004

22% de pobres

Dois em cada dez portugueses encontram-se em "risco de pobreza", segundo o relatório da agência Habitat das Nações Unidas. A União Europeia (UE) tem registado um aumento "dramático" da pobreza nos últimos30 anos devido à imutabilidade do desemprego.

Portugal ocupa o segundo lugar, atrás da Grécia, no que toca aos níveis de pobreza da antiga UE a 15. O relatório aponta que cerca de 22 por cento da população portuguesa "está em risco de pobreza ou vive com um salário que equivale a menos de 60 por cento da média nacional de rendimentos". (Público)

O mesmo relatório afirma que desde a segunda guerra Mundial que nunca houve tantos sem-abrigo na Europa. Estes são hoje 3 milhões, enquanto que nos EUA são 3,5 milhões (dos quais mais de um terço são crianças). E entretanto, o governo continua a descontruir e a cortar nas prestações sociais do Estado. Isto, vindo de um ministro que até percebe umas coisas de botânica, sempre com aquele duscurso do "assim o sistema é mais justo, porque os que mais precisam vão pagar menos impostos e os que mais precisam vão pagar menos Hospitais..." Shame on you, Mister Félix, shame on you. O que este governo vai conseguir é que daqui a uns anos sejamos o país com mais pobres da Europa, com mais excluidos do sistema, ao mesmo tempo que os Jaguares se vendem como pãezinhos... Não deixem de ler o relatório da ONU!

Sem comentários: