quinta-feira, agosto 26, 2004

Na sombra do Olimpo II

Na sexta-feira, dia 13 de Agosto de 2004, cerca de 4 biliões de pessoas assistiram, por televisão, à cerimónia de abertura dos Jogos Olímpicos de Atenas. Contudo, esta incrível quantidade de pessoas não terá a oportunidade de saber o que foi necessário para tal acontecer. Quantos dos 4 biliões alguma vez tomarão conhecimento das histórias dos 15 trabalhadores que morreram para que o milagre de acabar os estádios a tempo pudesse acontecer? E que é que aconteceu aos mendigos e toxicodependentes de Atenas? Desapareceram assim de repente, ou será que a necessidade de tornar Atenas mais agradável aos turistas levou a que estes fossem transportados para outras regiões?

Para não "incomodar" os turistas estrangeiros, calcula-se também que terão sido envenenados cerca de 50 mil cães vadios, conforme denúncia de organizações como a IDA (in Defense of Animals) e outras. O pesadelo Orwelliano no pára aqui. O plano de segurança para Atenas levou à ocupação da cidade: entre 70 000 e 80 000 polícias e pessoal de segurança, helicópteros, forças especiais, dois zeppelins de vigilância, forças militares da NATO, e cerca de $300m gastos em sistemas electrónicos de vigilância fizeram da célebre trégua olímpica, uma piada de mau gosto.

Juntamente com o resto da populaçaão ateniense e grega, iremos deixar o espectáculo para os dirigentes das multinacionais de armamento e de segurança, bem como para os senhores do mundo que tentam ocultar a pobreza, a desigualdade, a guerra com a organização de eventos multimilionários.

Indymedia

Sem comentários: