quarta-feira, agosto 25, 2004

Faça-se o Baile!

Entre 3 e 5 de Setembro, bailar-se-á em Amieira do Tejo.
No âmbito da semana cultural da Amieira do Tejo, freguesia do Concelho de Nisa, a dança tradicional vai estar na berlinda! Para além de trilhar os caminhos onde as memórias da dança tradicional se cruzam com os gestos e ritmos ainda vivos, almejamos ainda integrar os vários níveis da realidade local (a cultura, o ambiente, o património humano e arquitectónico) - o rio Tejo, a ligação ferroviária, o castelo, as pessoas, os costumes locais, as estórias...

texto

Música sobre Carris...
Com partida no Entroncamento, viajar-se-á de comboio, bem junto ao Tejo, ao som de música tradicional. A viagem será gratuita, uma cortesia da CP. Chegados ao apeadeiro de Barca da Amieira, a animação continuará enquanto se atravessa o rio na barca.

No outro lado, em Amieira...
entre oficinas de dança e bailes, desenhar-se-á o espaço de encontro informal entre quem desde sempre conheceu a música e as danças tradicionais, e quem deseja aprendê-las. Assim, tocadores e bailadores de outrora orientarão as oficinas de dança e liderarão os bailes à noite, agindo como transmissores de património cultural.

Haverá igualmente oportunidade para trocar e debater ideias, falar e ouvir falar sobre a dança. A partir do tema “Bailes de Antanho”, convidou-se os investigadores Carla Nunes, José Alberto Sardinha e Lia Marchi, para discutir o fenómeno do "baile", articulado-o numa perspectiva dinâmica (desde a memória do baile em tempos idos até à sua configuração no mundo contemporâneo) e contextualizando-o relativamente ao seu papel na construção da identidade pessoal e colectiva.

Paralelamente, outras actividades marcarão também outros ritmos - uma expedição fotográfica, um peddy-paper, um piquenique, observação de morcegos e uma inovadora caça aos gambuzinos ...

A Freguesia da Amieira do Tejo ardeu em 100% no ano passado. Simbolicamente, a PédeXumbo propõe-se aceitar uma árvore como bilhete de inscrição. Os participantes envolver-se-ão depois na plantação destas mesmas árvores, uma pequena contribuição para a oxigenação do planeta.

Experimente procurar um viveiro (todas as câmaras municipais possuem um), consiga uma árvore, deixe o carro em casa (mas leve a família!), anime-se à beira-Tejo, e descubra como são as pequenas coisas que fazem o mundo melhor.

PédeXumbo

Organização: Associação PédeXumbo, Câmara Municipal de Nisa, Associação Rumo, Junta de Freguesia da Amieira, Sociedade Musical Nisense.
Apoios: Instituto das Artes (Ministério da Cultura), CP, LEADER + , REFER, Região de Turismo do Norte Alentejano, Santa Casa da Misericórdia de Amieira do Tejo

Sem comentários: