quinta-feira, julho 08, 2004

Processo FSM 2005

No dia 14 de junho de 2004, lançamos a consulta para preparar o programa do V Fórum Social Mundial (FSM). Há cerca de um mês, apresentamos as novidades que serão introduzidas no processo de preparação do nosso próximo encontro mundial – já marcado para 26 a 31 de janeiro de 2005 em Porto Alegre, Brasil. O texto explicava que o objetivo é construir um Fórum mais participativo e ao mesmo tempo mais capaz de facilitar a articulação de ações conjuntas por um mundo novo. Também informava que a primeira fase da mudança era o lançamento desta consulta entre todas as organizações participantes dos FSMs anteriores. Ela já começou, com um formulário que está disponível aqui .

Através do formulário queremos obter duas informações essenciais, necessárias para iniciar a programação e definir o formato do próximo FSM: as questões, lutas, os problemas, propostas e desafios que cada organização gostaria de ver debatidos em Porto Alegre; e as questões, lutas, problemas, propostas e desafios que pretende tratar nas oficinas, seminários, atividades culturais, artísticas e outras iniciativas que pensa promover.

As respostas ao formulário constituirão um banco de dados aberto. A partir dele, poderão facilmente identificar organizações interessadas em cada questão, luta, problema, proposta ou desafio, contatá-las, programar oficinas, seminários, atividades culturais, artísticas e outras iniciativas conjuntas e mesmo articular, desde já, acções comuns.

Não se trata de precipitar as inscrições de seminários, oficinas, atividades culturais, artísticas e outras iniciativas - porque, na grande maioria dos casos, as entidades ainda não definiram o que farão em Porto Alegre 2005. As inscrições formais deverão ser feitas somente a partir do mês de setembro. Também não será obrigatório, para participar do Fórum, responder a este formulário. Mas aqueles que o fizerem estarão ajudando o FSM 2005 a dar um salto para a frente.

Pedimos igualmente que vocês retransmitam esta mensagem, assim como nossa carta inicial, a outras organizações interessadas no Fórum Social Mundial (não dispomos necessariamente de todos os endereços), assim como os reproduzam em papel (versão do formulário para impressão, clique em: formato pdf - programa Acrobat ou no Site FSM), para distribuí-los entre entidades que não têm acesso à internet. Neste caso, as respostas devem ser enviadas por correio para: Escritório da Secretaria do Fórum Social Mundial – Rua General Jardim, 660 – 8º andar – sala 81 – Cep: 01223-010 - São Paulo-SP – Brasil, se possível, até 13 de julho.

Em caso de dúvida para preencher o formulário, enviar um e-mail para fsmconsulta@forumsocialmundial.org.br. Estamos apresentando este formulário na web em espanhol e inglês (línguas de trabalho), assim como francês e português. Em breve, pretendemos que ele esteja disponível também em árabe, russo, chinês, hindi, telegu, japonês, suahili e quichua.

A explicação completa do processo está na primeira carta que lhe enviamos, cuja leitura recomendamos expressamente, e que você pode aceder clicando aqui. Contamos, desde já, com a participação ativa de sua organização na construção, que já está começando, de um V FSM ainda melhor. E aguardamos vocês em Porto Alegre, em janeiro de 2005.


Forte abraço,
Secretariado Internacional
Fórum Social Mundial

Sem comentários: