sexta-feira, julho 23, 2004

NAU CATRINETA

PUBLICADO PELO BLOG “TADECHUVA”, APÓS A TOMADA DE POSSE DO GOVERNO SANTANA LOPES

(ou de como enquanto houver riso assim nem tudo está perdido em Portugal)

 
                   NAU CATRINETA
 
                   Lá vem a Nau Catrineta
                   Que tem muito que contar
                   São Paulo Portas à proa
                   Santanás a comandar
                   Ouvi agora senhores
                   Uma história de pasmar

                   D. Bagão conta o pilim
                   D. Morais trata das velas
                   D. Guedes limpa com VIM
                   Tachos, pratos e panelas

                   D. Pereira na enfermaria
                   Conta pensos e emplastros
                   E o D. António Mexia
                   Põe vaselina nos mastros

                   D. Durão deu à soleta
                   Enjoou de andar à vela
                   E Santa Manuela Forreta
                   Largou-os sem lhes dar trela

                   Aflito El-Rei Sampaio
                   Com estas novas tão más
                   Disse aos bobos de soslaio
                   Chamai lá o Santanás

                   Aqui estou meu Senhor
                   Vós mandasteis-me chamar?
                   Soube agora desse horror
                   D. Durão vai desertar?

 
                   Cala-te lá meu charmoso
                   Não me lixes mais a vida
                   Troco um cherne mal-cheiroso
                   Por um carapau de corrida?

                   Pobre da Nau Catrineta
                   Já lamento a tua sorte
                   Esta marinhagem da treta
                   Nem sabe onde fica o Norte

                   Parece que já estou vendo
                   Em vez de descobrir mundo
                   Ao primeiro pé de vento
                   Espetam com o barco no fundo

                   Ou então este matraque
                   Com pinta de Valentino
                   Gasta-me a massa do saque
                   Nas boîtes do caminho

                   Não se aflija meu Rei
                   Que agora vou assentar
                   Pois depois do que passei
                   Cheguei onde quis chegar

                   E por aquilo que passei
                   Aqui ninguém nos escuta
                   Eu quero mesmo é ser Rei
                   E vamos embora à luta

Sem comentários: