quinta-feira, julho 22, 2004

Mediatismo

Já repararam que há mais de 7 dias que Santana aparece sempre nas primeiras páginas dos Jornais (já nem falo da TV)?

Não sou a favor nem contra: constato um facto insistentemente reincidente, que me tem levado a evitar comprar o Público (quer dizer, houve um dia em que comprei, e lá andei a arrastar a carantonha do Santana por todo o lado, com o seu sorriso subtil, a olhar-me de esguelha).

Mas por detrás deste fenómeno mediático, existe um terrível problema social, neglegenciado por toda a gente. É que daqui a pouco tempo, os desgraçados dos jornalistas vão ter que retocar as fotografias de Santana em Photoshop, para não se repetirem. Já viram o drama destes pobres tipos? ter que arranjar uma fotografia diferente todos os dias, sempre melhor que a dos outros jornais? e isto tudo, a ter que aturar a tromba do 1º Ministro  Santana (até me custou escrever isto no teclado - não a "tromba", claro está) todos os dias, com ampliações gigantescas, decompondo a sua imagem pixel por pixel, até à exaustão fractal; nem com o salário do director geral das Finanças me sujeitava a essa humilhação (quer dizer, se me fizessem uma oferta assim, iria reflectir longamente antes de aceitar, tipo 2 minutos). Ele há limites para os sacrifícios que pedem ao povo Português em geral e aos Fotógrafos Jornalistas em particular. 

Sem comentários: