sexta-feira, junho 18, 2004

Microsoft contra Brasil

A Microsoft abriu um processo contra o Brasil, acusando o Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI), na pessoa do seu presidente, Sérgio Amadeu, de difamação.

Há três anos, McNealy afirmou: "A primeira dose de heroína é sempre de graça", referindo-se à dependência dos utilizadores britânicos relativamente aos produtos da Microsoft para aceder à página do governo (a quem foi gentilmente cedido o Software, mas que só funciona com o Internet Explorer). Amadeu teria comparado a doação de software para programas governamentais de inclusão digital à "prática dos traficantes", à semelhança do que McNealy tinha dito anteriormente. Ou seja, ambos afirmam que a Microsoft é muito generosa no início, para deixar os utilizadores e os países “agarrados” ao seu produto. Obviamente que o crime de Amadeu não foi a difamação (que horror, a Microsoft a utilizar estratégias de traficante), mas sim o facto de o Brasil apostar no software livre, desafiando o monopólio da Microsoft.

Em clara resposta às acusações da Microsoft, Amadeu afirma em comunicado que a preferência dada pelo governo Brasileiro aos softwares livres e abertos é uma questão ligada ao princípio democrático. "Se a democracia é um valor repleto de ideologia, não é jamais um valor insignificante. Se a democracia é um sonho, é um sonho do qual este País jamais acordará novamente. O futuro é livre", completa.

Apoie Sérgio Amadeu, assinando esta petição.

Informação retirada de Outras Palavras

Sem comentários: