quinta-feira, junho 24, 2004

Fórum para a defesa dos direitos indígenas

Fórum acompanhará aplicação dos direitos indígenas

23.junho/2004 - Brasil – Adital/ Rogéria Araújo - Entidades e organizações que lutam pelos direitos dos povos indígenas lançaram oficialmente ontem, um Fórum para a Defesa dos Direitos Indígenas. O Fórum foi criado com o objetivo de unir as diversas realidades indígenas espalhadas pelo país numa só discussão capaz de ganhar mais força junto das autoridades.

Ainda a dar os primeiros passos, a criação do Fórum representa muito para a comunidade indígena brasileira que, até então, não tinha nenhuma forma de ter uma voz comum, que a defendesse nos seus diversos e complexos conflitos.

O Fórum será uma garantia para as comunidades indígenas, uma vez que os direitos desses povos garantidos pela Constituição de 1988 têm sido constantemente ameaçados. A intenção é que este instrumento seja utilizado para debater e acompanhar as políticas públicas e a aplicação dos direitos indígenas.

"Após um período de significativos avanços, assistimos hoje a uma real ameaça dos direitos indígenas. Antigos preconceitos que balizaram as relações entre Estado e índios voltam a ser reivindicados por alguns sectores do Estado e do governo, baseados nos mesmos argumentos ultrapassados e em interesses privados. O resultado desse retrocesso já são visíveis no acréscimo de conflitos, no aumento da violência contra os indígenas, no incremento de posturas racistas e preconceituosas, e na iniciativa de agentes do Estado em limitar a aplicação dos direitos indígenas", afirmam as entidades indigenistas e outras organizações que propuseram a criação deste Fórum.

* Rogéria Araújo é jornalista da Adital.

Sem comentários: