quinta-feira, junho 03, 2004

Eucaliptos e outras árvores

Planos regionais de ordenamento florestal abrem caminho ao eucalipto

Segundo os estudos dos indicadores ecológicos que permitem definir a aptidão dos solos, desenvolvidos pelas equipas responsáveis pela elaboração dos seis Planos Regionais de Ordenamento Florestal (PROF) da zona Centro do país, a zona de Mação, bem como o espaço que se estende para sul quase até à entrada do vale do Tejo, é uma faixa com grande potencial para o eucalipto e não tão interessante para o pinheiro bravo.

O estudo feito foi o potencial de produção de cada árvore, baseado nas temperaturas, precipitações, litologia e geomorfologia e usando como dados o Inventário Florestal... O único sítio em que deveria haver uma reorientação é Mação; por exemplo na Beira Interior Sul, o eucalipto simplesmente não devia existir (mas este facto a jornalista omite convenientemente; deveria vender menos jornais).

"Na zona de Mação, há um potencial da produção que está desaproveitado", refere Rui Pedro Ribeiro, da empresa Metacortex, que liderou o consórcio que elaborou os seis PROF do Centro. De resto, esta é a única zona em que é sugerida uma reorientação funcional da floresta, que a acontecer seria "regulada" pela reconversão de outras áreas de eucalipto, que "demonstram produções marginais", e que podem ser transformadas em áreas de silvo-pastorícia.

Curiosamente a área de Eucaliptal a reconverter é muito maior que a nova área de Eucaliptal... Detalhes que estragariam o título do artigo.

Sem comentários: