quinta-feira, junho 03, 2004

Diversidade gastronómica

Livro Sabores do Mundo, a não perder!!!

Comer e beber é, sem dúvida, um "acto biológico" que nos irmana com os animais e nos liga directamente à natureza que consumimos. Mas, é muito mais que isso! É um acto cultural pois a diversidade da natureza é elaborada pela diversidade das culturas, com as suas raízes, tradições, costumes e pela diversidade dos talentos gastronómicos...

O Livro é muito interessante, com uma navegação fácil e funcional. Deixo-vos com um pedacinho dedicado à cozinha Angolana:

pág. 18 e 19:

Mas África nunca foi um continente isolado. Da Ásia, sobretudo pelas mãos de mercadores árabes, foram introduzidas as bananas, em toda a sua variedade e usos, o arroz asiático, como o que encontramos nos nossos supermercados, que veio a substituir o arroz vermelho africano, a manga, a fruta-pão, a cana do açúcar, o gengibre e a pimenta preta. Do contacto com os europeus, mais tardio, destacamos, pela contribuição dos navegadores portugueses, a introdução de alimentos trazidos das Américas, como a mandioca, o feijão,o tomate, o milho, o amendoim, a malagueta, a batata e a papaia. O grão do paraíso, ou pimenta da Guiné, especiaria da África Ocidental que em tempos fez a riqueza da região, é hoje raro na cozinha tradicional, substituído pela pimenta preta do oriente e pelas malaguetas das Américas, que, em Angola, se designam por gindungo.

Sem comentários: