O Centro de Recuperação do Lobo Ibérico está à procura de voluntários para limpar os 17 hectares de mata na Malveira para evitar incêndios que possam pôr em risco os 22 lobos ali existentes.
"Como fazemos fronteira com a Tapada de Mafra, queremos prevenir incêndios como os do ano passado, em que vimos o fogo a 200 metros. Por isso estamos a lançar uma grande acção de limpeza. Já esteve cá uma equipa de profissionais que cortou as árvores e agora precisamos de voluntários para ajudar com os trabalhos mais simples", explicou Jorge Ferreira, um dos antigos voluntários do centro. Os responsáveis do centro já conseguiram voluntários para o último domingo de Maio e alguns para o primeiro domingo de Junho, mas acreditam que o trabalho não se faça apenas nestes dois dias.
O Centro de Recuperação do Lobo Ibérico (CRLI) foi criado em 1987 com o objectivo de providenciar um ambiente adequado para os lobos, refere o site da instituição, onde vivem actualmente 22 lobos, uma população "com possibilidade de crescer nos próximos dias", disse o voluntário. Aqueles animais vivem em sete cercados, com diferentes dimensões em função do tamanho da alcateia, com uma área total de 4,49 hectares.
Apesar dos lobos ibéricos terem ocupado no século XIX todo o território nacional, estima-se que actualmente existam apenas 300 no país (dos dois mil existentes em toda a Península Ibérica). "Apesar do actual estatuto de conservação do lobo, os estudos até agora realizados sugerem que a população lupina em Portugal continua em regressão", refere o site oficial do Centro.
Quem se quiser oferecer como voluntário para a operação de limpeza que se realiza nos próximos domingos pode enviar um e-mail para o Jorge Ferreira
ou contactar o número 933 80 33 42.
Sem comentários:
Enviar um comentário