sexta-feira, maio 07, 2004

Sociedade Civil e Direitos Humanos

Boletim da Latitude Zero.

Uma Grande Criança

Iqbal Masih foi vendido com apenas quatro anos de idade. O seu destino, como o de muitas outras crianças de famílias pobres no Paquistão, era alimentar a indústria de tapetes, à base de trabalho escravo. Durante seis anos, trabalhou 12 horas diárias, foi maltratado e até o agrilhoaram ao tear. Foi então que escapou e denunciou esta situação, tornando-se um jovem activista de renome mundial. Abateram-no a tiro quando passeava de bicicleta, em Abril.


Sem Rumo

Espanha é uma das mais sensíveis fronteiras desse Eldorado chamado União Europeia. Na voragem das migrações Sul-Norte, as crianças estão entre os que mais sofrem. Milhares de menores marroquinos são todos os anos apanhados nas redes das autoridades espanholas de imigração, mas estas ficam por seu turno enredadas num dilema: como repatriar crianças e adolescentes sem garantias de que regressem às suas famílias ou de que o estado marroquino proteja os seus direitos?


Caça aos “Gays”

O governo egípcio continua a campanha violenta contra os homossexuais, detendo e torturando homens suspeitos de manterem relações sexuais com outros homens. A Human Rigts Watch ouviu relatos de indivíduos que, após a captura, foram submetidos a choques eléctricos nos órgãos genitais e queimados com cigarros. Os médicos participam nestes actos de tortura, com a justificação de recolha de material de prova forense dos “comportamentos desviantes”.

Sem comentários: