sexta-feira, maio 07, 2004

Michael Moore e a Disney



O novo filme de Michel Moore está a ter dificuldades em ser distribuido nos EUA. Porquê? segundo o New York Times, porque a Miramax (produtora do filme) está a ser impedida pela Disney (que comprou a Miramax) de distribuir o mesmo. Mas porquê? segundo Ari Emanuel (advogado de Moore), Michael Eisner (executivo da Disney) expressou estar particularmente preocupado com a possibilidade dos parques hóteis e outros empreendimentos que a Disney tem na Flórida (onde Jeb Bush, irmão do dito, é governador) viesse a ser menos subsidiadas.

Claro que a Disney nega estas acusações, afirmando que quer proibir a distribuição do filme não por causa dos negócios com Jeff Bush mas porque os seus "clientes" são de todos os credos políticos e o filme de Moore é claramente anti-Bush, podendo alienar muita gente.

Moore responde: "Should this be happening in a free and open society where the monied interests essentially call the shots regarding the information that the public is allowed to see?" e ainda "If this is partisan in any way it is partisan on the side of the poor and working people in this country who provide fodder for this war machine"

Na mesma ordem de ideias, a bem da coerência, a Disney aqui há uns anitos devia não ter distribuido a Branca de Neve a Gata Borralheira e o Rei Leão, já que veiculam ideias claramente conservadoras, individualistas e pró-Bush, pelo que podem ter alienado muitas criancinhas, que hoje em dia continuam à procura de vencer na vida a todo o custo e ser muito ricas, com ou sem príncipe, na selva da vida.

Sem comentários: