O PS francês avançará com uma proposta de lei, o mais tardar no Outono, para o casamento independentemente do sexo dos conjuges.
François Hollande, Secretário Geral, propôs à Direcção do PS que incumbisse o grupo PS da Assembleia e do Senado de estruturar a proposta. Será igualmente apresentada uma proposta de parentalidade. Patrick Bloche, que liderou o grupo de trabalho do PACS, dinamizará o grupo da Assembleia.
As declarações do número dois socialista Dominique Strauss-Kahn no Libération, a favor do casamento e da adopção por casais homossexuais, foram a gota de àgua que obrigou a Direcção do PS a acelerar a sua agenda - o Secretário Geral não gostou que fosse o seu nº 2 a marcar a agenda.
Também Laurent Fabius, outro presidenciável, se tinha já pronunciado a favor.
Desta forma toda a esquerda francesa é agora favorável ao casamento e à adopção e tentará fazer aprovar estas posições até ao final da actual legislatura.
A última sondagem de opinião sobre estes assuntos, mostra que 64% dos franceses são a favor do casamento e 49% da adopção (Ifop, publicada na Elle). Nesta mesma sondagem 54% dos votantes de direita, do UMP, são também favoráveis ao casamento.
O PS defende a mudança legislativa e não a mediatização das questões; o facto é que, se não fosse a mediatização dos Verdes, com o anúncio do casamento a 5 de Junho, nem o PS nem a opinião pública francesa teriam evoluído tão depressa...
Opus Gay
Sem comentários:
Enviar um comentário