segunda-feira, março 01, 2004

PRÓS E CONTRAS COM QUESTÕES LGBT

Prós e Contras (RTP1), segunda-feira, dia 1 de março.

Programa sobre educação com a presença de Villas-Boas, César das Neves, Miguel Vale de Almeida e Ana Pinheiro, falando como ser humano e como mãe lésbica. César das Neves não gostou de ver a presença de glbt no programa, conforme refere MVA no seu blogue.

Fica aqui um excerto do post de MVA:

Mas os "argumentos" que por ali circularam (no programa Prós e Contras] iam todos dar a uma coisa terrível: a maioria é hetero, a maioria vive em famílias de casais com filhos, logo o resto é irrelevante. A isto chama-se ditadura da maioria - justamente o que os inventores das democracias modernas (nomeadamente os revolucionários americanos do século 18) tentaram evitar que acontecesse e que se resume numa frase simples "a democracia NÃO é a ditadura da maioria".

E já agora uma achega: o relevante da questão da adopção (a meu ver) é o que hoje sabemos; e o que sabemos, e está documentado na literatura científica, é que os miudos educados por fámílias sem a figura tradicional do pai e da mãe têm exactamente o mesmo comportamento que os outros todos. Esse conhecimento científico, resultante de muitos estudos exaustivos, é deliberadamente omitido pelos conservadores e outros defensores da família "tradicional". Nada de novo, já que por definição, o conservadorismo é avesso à ciência, como se pode constatar recentemente na omissão científica do Governo Bush relativamente às mudanças climáticas.

Sem comentários: