quinta-feira, março 04, 2004

Manipulações Berlusconianas

Aqui há uns meses fiz referência à compra da voxx por luis nobre guedes, classificando-a como uma jogada berlusconiana de concentração de meios de comunicação. no mesmo post, brincava com isto, dizendo que o tipo ainda ia formar um partido à sua imagem, chamado a nossa selecção.
hoje li uma notícia no Público que materializa este pesadelo...
Depois de, no sábado, termos levado com a Forca Portugal, essa coligação futebolistica em prepotente afirmação, hoje temos a novidade do fim de emissão da Voxx e da Luna - rádio da margem sul, dedicada à música clássica e ao jazz, comprada por nobre guedes na mesma altura.
De acordo com o (até hoje) director da rádio Luna, Guilherme Satter, as duas estações irão agora "calar-se" porque o novo dono "não está interessado em prosseguir com as respectivas filosofias" e passarão a "retransmitir programação de estações do grupo Media Capital Rádios".
é preciso dizer mais alguma coisa?
tirado do Metrografismos.

Para além de Berlusconi, também Bush usou os mesmos métodos "Berlusconianos" para propagar a sua doutrina. O negócio da Clear Channel é comprar estações de rádio locais, impondo uma programação padronizada a seus ouvintes. A companhia é a grande detentora dos direitos de radiotransmissão nos EUA, o que significa deter poder sobre o que as pessoas vão ouvir -- e pensar sobre -- no país. Muitos apontam a Clear Channel como uma das mais importantes ferramentas para a disseminação da doutrina Bush.

Estas formas de manipulação, que claramente subvertem as regras democráticas, são dignas de ficções como "O Admirável Mundo Novo"; é que os Nobre Guedes, Bushs e Berlusconis deste Mundo há muito que perceberam que só levam a água ao moinho deles se controlarem e manipularem a informação. Mas haverá sempre muitos outros capazes de inventar outros moinhos (alternativos aos moinhos deles), desviar a água dos sistemas de condutas manipulativos (sem terrorismos nem violências gratuitas) e deixar as águas da informação correr livremente (onde é que estão os liberais quando mais precisamos deles?)...

Sem comentários: