quarta-feira, março 31, 2004

FME

Fórum mundial debate educação cidadã

Começa amanhã, dia 1 de abril, na cidade de São Paulo, a terceira edição do Fórum Mundial de Educação (FME). Com o tema "Educação Cidadã para uma Cidade Educadora", o evento prolonga-se até domingo, dia 4 de Abril, com uma programação toda voltada para discutir os rumos de uma educação mais cidadã no mundo. "Cidadãs e cidadãos de todo o mundo buscam unir forças para a construção de um mundo mais bonito, solidário e humanizado. Educadoras e educadores de todo o mundo buscam unir forças para a construção de uma plataforma de lutas que defenda a educação como direito social inalienável, nunca reduzida à condição de mercadoria". É assim que a organização do FME 2004 define os objectivos do Fórum.

São esperados mais de 60 000 participantes no FME. De acordo com Moacir Gadotti e Pablo Gentili, o Fórum Mundial da Educação tem dois pilares básicos: a construção de uma alternativa ao projeto neoliberal e o pluralismo de ideias, métodos e concepções. "O sonho é ousado, mas possível, necessário e urgente", afirmam.

A programação do FME-SP começará hoje, dia 31, quando o Brasil comemora os 40 anos do golpe militar de 1964, com o acto político "40 Anos de Luta pela Democratização do Brasil: Lembrar para Aprender". Haverá uma marcha no sambódromo de São Paulo e um painel no auditório Elis Regina, no Anhembi. A abertura, no dia 1, acontecerá às 18h30.

Nos dias seguintes, temas como "Educação Cidadã como Direito Social e Humano", "Paulo Freire: Educação Cidadã como Prática da Liberdade", "Cidade Educadora: Identidade Cultural e Cidadania", "Cidade Educadora e as Desigualdades Sociais", "Ambiente e Educação para a Sustentabilidade", entre outros, serão debatidos em conferências. Estarão presentes especialistas e personalidades ligadas à educação e aos movimentos sociais como Frei Betto, assessor da Presidência do Brasil; Emir Sader; Célio Cunha, da Unesco; e o teólogo e escritor Leonardo Boff. Mais detalhes sobre a programação do FME-SP podem ser conferidos neste site.

Artigo adaptado da Adital.

Sem comentários: