terça-feira, março 16, 2004

Empirismos Gay

Ainda a propósito da adopção por casais gay, ficam aqui alguns bocadinhos de um artigo científico, que encontrei graças ao Cruzes.

O estado da arte

1 - 1 a 9 milhões de crianças vive com pelo menos um dos pais que é gay ou lésbica.

2 - As justificações legais e sociais para evitar os gays e lébicas de ter direitos relativamente aos seus filhos assumiram sempre que haveria um desenvolvimento anormal da criança, nomeadamente no que se refere à sua sexualidade.

3 - Durante os últimos 20 anos, muitos investigadores tentaram determinar se havia alguma base empírica que justificasse estas permissas descriminatórias.

Os resultados destas pesquisas são os seguintes:

1 - Os casais homosexuais não diferem significativamente dos casais heterosexuais, no que se refere à educação e envolvimento da criança.

2 - A orientação sexual dos filhos de casais homosexuais não é afectada pela orientação dos seus pais; nenhuma das 300 crianças estudadas deseja ser do outro sexo; não há diferenças relativamente à preferência de brinquedos, jogos, actividades, roupas ou amizades de filhos de lésbicas relativamente a mães heterosexuais. A percentagem de adultos com preferências homosexuais é igual nos filhos de casais homo- e hetero-sexuais.

3 - Filhos de mães lésbicas divorciadas e de mães heterosexuais divorciadas são iguais no seu comportamento social e sexual.

4 - O ajustamento social das crianças depende muito mais dos processo familiares (se os pais se zangam com frequência, ou se têm uma má relação com a criança) do que da sua estrutura (heterosexual ou homosexual).

5 - Apesar da amostra ser ainda reduzida, os resultados acumulados durante 20 anos com diferentes amostras e metodologias conduz sempre ao mesmo padrão: não há diferenças entre os pais gay e hetero no que se refere à saude emocional, às qualidades parentais e às atitudes educacionais dos pais. Nenhuns resultados apontam que seja um risco para as crianças serem educadas por um casal homosexual.

Esta informação vem toda neste artigo, que é uma artigo de revisão contendo 31 referências de estudos realizados sobre as crianças educadas por casais homosexuais nos últimos 20 anos. A haver diferenças, elas poderão ser abonatórias para os homosexuais:

In fact, growing up with parents who are lesbian or gay may confer some advantages to children. They have been described as more tolerant of diversity and more nurturing toward younger children than children whose parents are heterosexual.

Sem comentários: