Sociedade Civil e Direitos Humanos
Em Defesa das Mulheres
A Amnistia Internacional lançou uma campanha mundial agressiva contra a violência sobre as mulheres. “Está nas Nossas Mãos – acabem com a violência sobre as mulheres” é o lema da iniciativa, dirigida a indivíduos, comunidades e governos. Parte de oito histórias-choque em todo o mundo para denunciar algo que afecta uma em cada três mulheres. Em Lisboa, a campanha foi apresentada nas escadarias da Assembleia da República à mesma hora em que ali se votava a criminalização da mutilação genital feminina.
Liberdade Adiada
Em 2004 a população do Haiti podia regressar à democracia, após anos de repressão e violações dos direitos humanos. O julgamento e a condenação das pessoas implicadas nestes crimes constituiu um sinal de emergência de uma nova ordem, baseada na lei e no respeito pelos direitos fundamentais. No entanto, muitos destes condenados estão de novo em liberdade e alguns apresentam-se agora como comandantes das forças rebeldes, as mesmas que controlam agora o país.
Crianças Indígenas
A Unicef apresentou em Madrid o relatório “Assegurar os Direitos das Crianças Indígenas”. Conclui-se que a população indígena - cerca de 300 milhões distribuídos por 70 países - constitui o grupo mais pobre entre os pobres, sendo que as crianças estão particularmente expostas ao trabalho infantil e ao recrutamento forçado por grupos armados. Este relatório pretende ser o primeiro passo para dar visibilidade a um problema esquecido pelos governos.
Boletim da Latitude zero
Sem comentários:
Enviar um comentário