sexta-feira, janeiro 23, 2004

SUL > NORTE

BOLETIM da Latitude Zer0

Consumo, Comércio e Desenvolvimento

Uma Marca Justa e Global

Na passada segunda-feira, 19 de Janeiro, decorreu um acontecimento singular no mais miserável bairro da lata em Bombaim, Índia, durante o Fórum Social Mundial: a apresentação da nova imagem do Comércio Justo. Pela primeira vez, existe uma marca mundial para o CJ, que distingue as organizações de CJ das outras organizações comerciais envolvidas neste comércio apenas através da aquisição de produtos certificados.


Arroz é Vida

Eis o lema do Ano Internacional do Arroz, declarado pela FAO para debater as potencialidades deste cereal na luta contra a desnutrição que aflige 840 milhões de pessoas (200 milhões de crianças). Quatro quintos dos que dependem do seu cultivo - que tem decaído nos últimos anos – habitam países pobres. No próximo mês decorrerá em Roma uma conferência mundial sobre o tema.


Droga de Vida

Milhares de agricultores em países como a Etiópia e a Colômbia substituem o cultivo de café pelo de opiáceos e de coca, devido à queda dos preços do café. Esta queda só se sente junto dos produtores, pois o mercado mundial tem crescido, em benefício das poucas empresas transnacionais que controlam a comercialização deste produto.

Sem comentários: