quinta-feira, janeiro 29, 2004

O lucro ou as pessoas II

O lucro ou as pessoas: o que é que está em 1º lugar?

Luta contra a obesidade
Retirado da azia do dia:
É por isso que o Governo dos EUA quer boicotar a estratégia mundial sobre dietas, exercício físico e saúde, proposta pela Organização Mundial de Saúde (OMS), alegando que (pasme-se!) existem imprecisões científicas.
Segundo a administração Bush, não tem fundamento dizer que os alimentos de alto teor calórico e os “fast-food” aumentam os riscos de obesidade. O Governo norte-americano defende que uma dieta deve ter todos os alimentos. Note-se que o que é posto em causa é esta constatação, pelos vistos ‘nada científica’: a principal causa de doenças cardíacas, diabetes e certos tipos de cancro são as dietas desequilibradas e a falta de exercício físico.


Claro que a industria alimentar nada tem a ver com esta decisão dos EUA. Porque obviamente, a saúde pública está à frente dos lucros destas empresas...

Luta contra o protecionismo
O proteccinismo agrícola Europeu e Americano é um dos principais entraves ao desenvolvimento dos países em via de desenvolvimento. A lógica deste proteccinismo defende descaradamente os interesses de alguns Europeus e Americanos, mas essencialmente das suas poderosas industrias alimentares, em detrimento de centenas de milhões de pessoas na África e na América latina. A prova provada de que o Liberalismo é igual para todos, mas para uns é mais igual que para outros.

Luta contra a fome
Há uns anos atrás, a Nestlé, na sua imensa bondade, resolveu oferecer umas toneladas de leite em pó aos povos carenciados de África. O problema é que esse leite criava “dependência”, e os putos que o provaram já não queriam mais nada. A solução passava por comprar mais leite em pó ou então ver o miúdo a definhar de dia para dia. A ética desta solidariedade é gritante!

Sem comentários: