por Anselmo Massad
São esperadas, de acordo com o site da organização, 75 mil pessoas. Em Goregeon, no entanto, onde os voluntários recebem os primeiros militantes recém-chegados a Mumbai, já se fala em 100 e até em 150 mil. O motivo para a diferença é a forte participação de indianos, que devem confirmar presença apenas na véspera e no dia da abertura.
Já pagaram as inscrições 21 mil pessoas, mas dezenas de milhares devem fazer a operação nos próximos dias. Quanto à imprensa, os 3 mil jornalistas credenciados terão de dividir apenas 200 computadores no centro de media.
Preparação do FSM 2004
Se em Porto Alegre empresas de organização de feiras e eventos eram contratadas para erguer as estruturas com peças pré-moldadas (que apenas exigiam o trabalho de encaixar as partes), aqui as tendas e salas são montadas com pedaços de madeira amarrados com cordas e pedaços de pano colorido (ver foto). Presos próximos ao telhado dos galpões ficam ventiladores com 20 ou 30 anos de uso apontados para o lado de fora, fazendo as vezes de exaustores.
As salas para oficinas e atividades auto-gestionadas, por exemplo, têm as paredes de cortiça revestidas por pedaços de pano que também compõe o teto. Como a estação é de seca, a única preocupação com a cobertura é proteger os espectadores do sol (não tão forte nestes dias).
Mapa do local onde se realizará p FSM
Apesar de tudo, a expectativa é boa. Embora haja alguma dificuldade para acessar Nesco Grounds - localizado na periferia da cidade - são muitos os voluntários que ajudam a guiar os estrangeiros no lugar. As salas e auditórios não devem comprometer a qualidade dos debates e da troca de experiências. Além disso, há um outro dado. Se tudo correr bem com auditórios e salas improvisadas, fica claro que não existe necessidade de grandes estruturas para organizar o evento.
Retirado da Revista Fórum
Sem comentários:
Enviar um comentário