Que la pluma sea también una espada y que su filo corte el oscuro muro por el que habrá de colarse el mañana [Subcomandante Marcos]
quarta-feira, janeiro 14, 2004
FSM na Índia
A Índia de Mahatma Gandhi, do movimento pacifista e da multiplicidade cultural, mas também a Índia do fundamentalismo hindu, do separatismo islâmico e do terrorismo será o palco do 4º Fórum Social Mundial (FSM), entre 16 e 21 de janeiro de 2004.
No final de agosto, atentados terroristas atingiram o país, matando 46 pessoas e deixando 150 feridas. A repercussão do episódio obrigou o Comité Organizador do Fórum a empreender uma ofensiva diplomática junto das ONGs, movimentos sociais e sindicatos que compõem o Conselho Internacional do FSM. Foi divulgada uma nota oficial, em que as condições para a realização do evento são garantidas.
“Confiamos no rápido poder de recuperação da cidade de Mumbai e no apoio de seus cidadãos”, diz o texto. A ida do FSM à Índia, depois de três edições em Porto Alegre, é mais uma jogada da estratégia de internacionalização do evento, que já vem sendo posta em prática com a realização dos chamados fóruns regionais e temáticos. Cidades como Belém do Pará, Buenos Aires, Cartagena (Colômbia), Lisboa, Washington e Viena aplicaram a metodologia do FSM para discutir problemas locais e construir políticas alternativas.
Ler o resto do artigo.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário