segunda-feira, janeiro 26, 2004

FSM - Davos III

4ª questão - O que diriam es estivessem frente a frente?

Chico Whitaker : Para além das diferenças ideológicas, e como ser humano, não acreditas que o sistema actual, exclusivo, concentrador e inigualitário, se tornou numa máquina que liberta a economia, aprisiona o social e “rapta” o ambiente?

Klaus Schwab : Somos tão diferentes e no entanto tão semelhantes no nosso desejo de melhorar o mundo.

5ª questão - Tem uma boa razão para não desesperar com o sistema actual?

Chico Whitaker : A esperança é a emergência de uma sociedade civil realmente planetária que venha a ser uma mova força política. Ele pode “desafiar” os governos e pressioná-los a pensar primeiro na sua população. Memos aqueles que têm a vontade política de o fazer, como Lula no Brasil, quase que não têm espaço de manobra. A sociedade civil está em plena ascensão : é ela que está na origem da iniciativa de Genebra para tentar resolver a questão Israelo-Palestiniana.

Klaus Schwab : O mundo não vai assim tão mal como o pintam. Apenas um terço da população mundial vivia em democracia nos anos 50... Hoje, são mais de dois terços! Dito isto, é verdade que podemos e devemos melhorar o sistema em que vivemos. Mas não esqueçamos, que no passado recente, outros sistemas demonstraram não apenas a sua ineficácia económica para produzir bem-estar, como também destruíram as liberdades fundamentais do homem.

Traduzido por Paulo Pereira daqui

Sem comentários: