Primeiro evento terá personalidades de todos os continentes. FSM podevir a ter presentes cerca de 150 mil pessoas.
por Renato Rovai
Nesta sexta-feira, dia 16, às 16h de Mumbai começa a quarta edição do FSM. Na abertura, além de apresentações musicais e de dança de grupos indianos e do brasileiro Instituto, acontecerá a conferência inaugural.
Entre eles, destacam-se o brasileiro Chico Whitaker, um dos idealizadores do encontro, a iraniana Shirin Ebadi (prêmio Nobel da Paz em 2003), os indianos V. P. Simgh (crítico literário) e Lakshmi Sehgal (líder da esquerda no país, primeira candidata mulher à presidência da Índia, em 2002), o palestino Mustafá Barghouti (co-fundador de uma rede de entidades de oposição na Palestina ao lado de Edward Said), o argelino Ahmed Ben Bella (líder do movimento de independência e primeiro presidente do país após a independência), além do britânico Jeremy Corbin (líder do partido trabalhista e que comandou a campanha anti-guerra na Inglaterra).
Esta primeira conferência tem um caráter simbólico, estarão presentes personalidades de todos os continentes. É uma forma de demonstrar a preocupação planetária do evento e sua intenção de romper ao máximo as fronteiras geográficas. Nesta edição já haviam se credenciado até ontem (dia 14) delegados de 132 países. A expectativa é de que em números o Fórum de Mumbai supere o de Porto Alegre. Alguns dos organizadores falavam ontem em 150 mil pessoas.
A programação com as personalidades presentes aos principais eventos encontram-se no sítio oficial da entidade.
Retirado da revista Fórum.
Sem comentários:
Enviar um comentário