Adital, 19.dezembro/2003
Eventos em todo o Brasil lembram a morte de Chico Mendes
Durante toda esta semana, diversos eventos em todo o território brasileiro lembrarão a morte do líder seringueiro Chico Mendes. Em Xapuri, no Acre, desde o dia 15 está acontecendo a Semana Chico Mendes com exibição de filmes, inauguração do Espaço Chico Mendes, palestras, lançamento de vídeos sobre o seringueiro, além do lançamento da revista "Povos da Floresta", realizada pelo Comité Chico Mendes.
Em Xapuri, toda a comunidade se uniu para fazer uma série de actividades que vão desde o desporto à cultura. No dia 21, será realizada a Romaria dos Mártires com participação de Dom Joaquim Pertinez, Dom Moacir Grechi e Dom Tomáz Balduíno, coordenador nacional da Comissão da Pastoral da Terra. No dia 22, uma passeata seguirá em visita ao túmulo de Chico Mendes.
Saindo do Acre, segundo informações do Grupo de Trabalho Amazônico, no Estado do Rio de Janeiro, o escritor e jornalista Zuenir Ventura lançará o livro "Chico Mendes: Crime e Castigo". A obra marca a passagem desses 15 anos escrita por Ventura que também é acreano e um profundo admirador do trabalho desenvolvido por Chico Mendes. O advogado e amigo do líder seringueiro, Gumercindo Rodrigues, também estará lançando o livro "Caminhando na Floresta".
Em São Paulo as homenagens continuam com a encenação do espectáculo musical "Chico Mendes e o Encantado". Em Brasília se celebra, no dia 19, a entrega do Prémio Chico Mendes, realizado pelo Ministério do Meio Ambiente, às pessoas que mais se destacaram no trabalho ambiental.
Sem comentários:
Enviar um comentário